O Terminal Rodoviário de Belo Horizonte, inaugurado em 1971 como o maior e mais moderno da América Latina, tem capacidade para atender a uma demanda de 17 milhões de passageiros por ano. Entre embarques e desembarques, o complexo arquitetônico de 45,5 mil metros quadrados recebe diariamente, em média, 40 mil pessoas.
A ousadia e magnitude da cobertura em concreto armado conferiram ao complexo o prêmio da 1a Bienal de Arquitetura de 1971, dando fama à cidade. Motivado pelo convênio assinado entre o Governo do Estado e do Município, em 26 de junho de 2003, a administração do Terminal Rodoviário Governador Israel Pinheiro foi transferida para a Prefeitura de Belo Horizonte, com a finalidade de atender ao interesse público.
http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/comunidade.do?evento=portlet&pIdPlc=ecpTaxonomiaMenuPortal&app=rodoviaria&tax=8206&lang=pt_BR&pg=5720&taxp=0&
As formas geometricas em concreto armado do Terminal Rodoviário Governador Israel Pinheiro são traços da modernidade vigente a partir da metade do século xx. Ao unir humanismo,racionalismo e cientificismo os arquitetos modernistas introduziram uma nova linguagem arquitetônica e, ao mesmo tempo, buscaram uma modernização da sua produção, com novos materiais e tecnologias do processo de produção.
Os modernistas se caracterizam também pelas rigidas regras e normais que seguiam baseadas nos lemas ou axiomas introduzidos por Le Corbusier.
" A casa é uma maquina de morar"
- Le Corbusier
Ou seja, uma casa funcional, perfeitamente coordenada, volta da para o futuro.
Caracteristicas modernistas do terminal rodoviário governador Israel Pinheiro :
1- janelas dispostas na horizontal
2- planta e estrutura independente
3- fachada livre
4-o volume construído elevado em pilotis
5-terraço jardim
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