Resenha crítica de balé moderno

10:08 / Postado por Priscila Teixeira Santos /

A Dança Moderna apareceu no início do século XX quebrando com a rigidez técnica do ballet clássico, pois seus precursores procuravam maneiras mais modernas e pessoais de expressar idéias através da dança.

Mais do que uma nova técnica, o Ballet Moderno foi um marco para a história da dança, foi um divisor de águas. Entre os grandes nomes do movimento, estão: Isadora Duncan, Ruth St. Denis, Emilie Jacques-Dalcroze, Rudolf Von Laban, Ted Sahwn e Martha Graham. Alguns desses nomes também ficaram bem conhecidos pois abriram renomadas escolas e criaram suas próprias Cias de Dança com com movimentações corporais harmônicas e bem assimétricas.

Atualmente as técnicas mais utilizadas nesta linha estética são as de Marta Graham e Lester Horton, mas vale ressaltar que é uma modalidade que possibilita o desenvolvimento artístico de cada professor e/ou coreógrafo, respeitando e enaltecendo a personalidade do mesmo.


Marta Graham    
Lester Horton
 
O Ballet Moderno é um estilo de dança que combina muito bem as possibilidades técnicas do ballet clássico aliadas a força, flexibilidade, resistência, equilíbrio, criatividade e beleza de movimentos. Explora as possibilidades motoras do corpo humano, usa o dinamismo, o emprego do espaço e do ritmo corporal.




Nesta quinta feira,26 de novembro de 2010,assiti a  uma apresentação de balé moderno no palácio d a artes. O evento se chama quinta dançante e  conta com a participação de vários dançarios.

a seguir video e fotos do evento.
   
                






                                  

0 comentários:

Postar um comentário