Jane Jacobs enfatiza ao longo de seu texto a calçada como um lugar seguro, principalmente para as crianças.
Sobre a perspectiva de Jacobs algumas caçadas constituem o melhor espaço para a recreação das crianças.Calçadas em que a consciência coletiva supera a consciência individual, ou seja, aonde existe uma rede intrincada de relações interpessoais e consciência coletiva. Permitindo que as crianças sejam ao mesmo tempo observadas e protegidas.
Em contraposição as essas calçadas alguns dos playgrounds,planejados urbanisticamente como um espaço destinado as crianças, não possuem características fundamentais para que os usuários se sintam seguros e atraídos por eles. Existe uma correlação direta entre as calçadas e os playgrounds.As pessoas precisam de motivos concretos para a sua utilização. O que move as pessoas a circularem e utilizarem determinados locais ( ruas, calçadas e playgrounds) é a relação impessoal e pessoal com o lugar intensificada pelo cotidiano.
A vigilância é um aspecto fundamental para a segurança e proteção das crianças. Por esse motivo Playgrounds por se só não garantem que as crianças estarão naturalmente seguras dos perigos. Os espaços livres para a recreação são proporcionalmente importantes a quantidade de adultos para vigiar as crinças brincando.
0 comentários:
Postar um comentário